Pintura Estrutura Metálica: Etapas, cuidados e equipamentos

procedimento de pintura industrial
Procedimento de Pintura Industrial: Como funciona e 3 Cuidados
setembro 28, 2021
norma tubulação industrial
Norma de Tubulação Industrial: Entenda como funciona
outubro 7, 2021
procedimento de pintura industrial, Pintura Estrutura Metálica

Pintura Estrutura Metálica: Etapas, cuidados e equipamentos

A pintura estrutura metálica serve para proteger materiais e equipamentos contra agentes corrosivos. Entenda mais sobre pintura estrutura metálica!

Pintura estrutura metálica é um procedimento essencial para a proteção de equipamentos e materiais contra agentes corrosivos.

Com a finalidade de cumprir com normas técnicas de qualidade e segurança no setor industrial, a pintura de estruturas metálicas também ocorre por motivos estéticos.

Ao solicitar esse procedimento, é importante se atentar a alguns fatores essenciais. Por conta disso, preparamos este artigo indicando cada etapa da sua execução. Aproveite!

O que é a pintura de estrutura metálica?

A pintura de estrutura metálica é um serviço com o objetivo de aumentar a resistência, durabilidade e bom acabamento de equipamentos e materiais.

Esse procedimento de pintura industrial serve como barreira contra a ação de agentes corrosivos, como:

  • Atmosfera, Solos;
  • Água do mar;
  • Produtos químicos;
  • Águas naturais (rios, lagos e subsolos).

Através da pintura, que precisa ser feita com tintas certificadas e padronizadas, a camada de tinta age como impermeabilizante.

Para isso, é necessário preparar toda a superfície removendo impurezas e imperfeições. Dessa forma, garantindo um resultado satisfatório e eficiente.

Qual é a importância de fazer a pintura de estruturas metálicas?

Um dos principais riscos envolvidos na utilização de materiais metálicos na construção industrial é o dano causado por agentes corrosivos.

A corrosão das estruturas metálicas é um processo eletroquímico no qual o metal reage com o ambiente que o envolve, causando a oxidação.

Quando em nível avançado, a oxidação pode gerar danos perigosos e inesperados a objetos com estrutura metálica, como a contaminação de materiais e explosão.

Sendo assim, a pintura estrutura metálica se mostra como a opção mais adequada para lidar com contratempos e alongar a vida útil de metais.

Tipos de tintas industriais para pintura estrutura metálica

As tintas industriais têm a função de oferecer um bom acabamento, e consequentemente a proteção a equipamentos e máquinas.

Segundo a norma ISO 12944, para não errar na escolha do produto e garantir maior durabilidade, é essencial ter a ciência de fatores relacionados ao ambiente, como:

  • Umidade;
  • Salinidade;
  • Acidez.

Em geral, as tintas costumam ser comercializadas prontas para uso.

Entre as tintas de pintura industrial mais usadas no mercado, temos o esmalte sintético, que atua como uma película flexível e colorida de acabamento, com secagem ao ar livre.

Além dele, utiliza-se também as tintas à base de Epóxi, com e sem solventes, quando é necessária uma maior proteção contra soluções ácidas e resistência ao desgaste mecânico.

A tinta à base de Poliuretano, ainda, oferece uma maior resistência à abrasão, solventes, atmosferas ácidas e respingos de ácidos.

Nesse caso, um ponto positivo é a maior retenção de cor e brilho nas estruturas.

Quais são as etapas para fazer a pintura de uma estrutura metálica?

A necessidade de proteção e pintura da estrutura metálica deve ser avaliada de acordo com fatores próprios ao ambiente em sua volta, além do seu uso específico.

Quando uma estrutura metálica é exposta a um ambiente não muito poluído, ela exige um sistema de proteção anticorrosiva mínimo.

Já quando situada em localidades poluídas, úmidas e/ou ácidas, necessitará de uma cobertura segura.

Para garantir um procedimento adequado, existem os chamados Inspetores de Pintura Industrial.

Esses profissionais passam por um período de treinamento técnico e, posteriormente, por um processo de certificação. 

O papel de um Inspetor de Pintura Industrial é saber qual a tinta correta para cada equipamento e o tipo de preparo necessário para a superfície, além de acompanhar a execução do procedimento.

Assim, garantindo a espessura adequada para criar uma camada completa e impermeável de proteção.

Como fatores básicos para fazer pintura de uma estrutura metálica, temos:

Escolha da tinta

Para escolher um material adequado, é importante definir qual o tratamento que a estrutura metálica irá receber, entre:

  • Pintura;
  • Retoque;
  • Repintura.

Após isso, torna-se possível escolher a melhor opção para utilizar entre as alternativas disponíveis no mercado, como o sistema Epóxi e tintas à base de Poliuretano.

Preparação da superfície

O preparo da superfície a receber a pintura industrial varia de acordo com o material e seu estado de conservação.

No caso das estruturas metálicas, existem diversos tipos de procedimentos existentes para garantir uma total eliminação de impurezas como: graxas, poeiras e outros contaminantes.

Entre os principais, estão a lavagem com hidrojateamento de alta pressão e uso de detergentes e solventes.

Em relação ao uso de solventes, é importante se atentar ao alto nível de inflamabilidade e toxicidade envolvido durante a execução da limpeza.

A eliminação de rugosidades, rachaduras ou buracos, assim como a secagem adequada da superfície, também contribuem para eliminar fatores que interfiram no resultado final desejado.

Aplicação de tintas

Com a superfície totalmente livre de sujeiras ou ferrugem, é possível assegurar uma pintura industrial de maior qualidade, evitando descascamento e outros problemas.

Feito isso, chega o momento de aplicar o primer (tinta de fundo), sendo ele a primeira demão de tinta recebida pela estrutura.

Após a aplicação do primer, é necessário aguardar o intervalo de tempo entre as demãos definido para a tinta escolhida.

Por estar em contato direto com o metal a ser protegido, esse material recebe pigmentos anticorrosivos, como a tinta epóxi rica em zinco, indicada para ambientes altamente agressivos.

Na sequência, ocorre a pintura com a tinta industrial escolhida, formando uma camada protetora e impermeável entre o objeto e o ambiente.

A aplicação da tinta de acabamento deve respeitar as normas de homogeneização, tempo de indução, espessura da camada e período de secagem.

Manutenção

Materiais e objetos metálicos costumam ter sua durabilidade totalmente relacionada ao tratamento das suas superfícies e tipo de pintura escolhida.

Em alguns casos, a pintura de estrutura metálica pode durar até mais de 15 anos, dependendo da forma de utilização.

Para que isso seja possível, também é necessária a constante limpeza e manutenção dos objetos.

Deve-se levar em conta se a manutenção será feita apenas nos pontos de corrosão ou em toda a obra.

Por isso, pode ser relevante consultar um departamento técnico nessa área.

Como pintar uma estrutura metálica?

A pintura de estrutura metálica é uma das melhores ações para fazer o acabamento e proteger estruturas metálicas da oxidação.

Para executá-la, é importante se atentar a características naturais do ambiente em que o objeto será inserido.

Em espaços configurados como de baixa agressividade e poluição, por exemplo, a pintura com tintas alquídicas e monocomponentes é adequada.

Já para atmosferas industriais e urbanas, é exigida uma maior proteção. 

No caso de ambientes altamente agressivos, como áreas marítimas e costeiras, é fundamental que a tinta seja resistente à alta umidade e à salinidade.

Para garantir um bom resultado com o material escolhido, vale ressaltar a importância da limpeza da superfície metálica e preparação com a aplicação de um primer.

Desse modo, problemas como o vazamento de materiais, causador de inúmeros acidentes e explosões, são evitados.

Principais cuidados na hora de fazer uma pintura em estrutura metálica

Preparar uma superfície para o procedimento de pintura industrial exige diversos cuidados.

Afinal, alguns dos danos causados por uma pintura industrial inadequada são:

  • Contaminação de produtos;
  • Danos em equipamentos;
  • Explosão e ferimento de colaboradores.

A norma N-1550 da Petrobrás, direcionada às pinturas de estruturas metálicas, define graus de limpeza específicos para cada esquema de pintura industrial.

Segundo a norma, é proibida a aplicação de tinta em superfícies metálicas com temperatura inferior a 3º C, ou em superfícies com temperatura superior a 52º C.

No caso de tintas à base de zinco etil silicato, a superfície metálica não pode possuir temperatura superior a 40º C.

Entre os cuidados básicos para fazer uma pintura industrial, temos o uso de proteção respiratória contra os vapores e poeiras liberados na pintura.

Além disso, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ajudam a prevenir danos físicos em casos de acidentes envolvendo materiais e instrumentos utilizados para a pintura.

Quais os equipamentos essenciais para fazer uma pintura em estrutura metálica?

Um dos pontos que também interferem no resultado final da pintura de estrutura metálica é o uso de equipamentos inadequados.

Afinal, a proteção de estruturas metálicas contra a corrosão está diretamente ligada à completa cobertura com a tinta industrial.

Por conta disso, o serviço de pintura de estrutura metálica deve ser realizado por empresas com especialização e instrumentos modernos.

A Tornado é a primeira empresa brasileira a fabricar equipamentos Airless elétricos e pneumáticos.

Oferecemos equipamentos com preços competitivos e tecnologia internacional, além de serviços de assistência técnica.

Encontre os melhores equipamentos de pintura industrial com tecnologia Airless no site da Tornado!

Conclusão

A pintura de estruturas metálicas tem papel fundamental na preservação contra agentes corrosivos e o desgaste por uso de máquinas e equipamentos.

Sendo um fator também relacionado à segurança das indústrias, esse procedimento deve seguir normas de segurança definidas pela ABNT, como a NBR 15156:2015.

Com isso, garantindo um resultado eficiente e a proteção dos profissionais envolvidos na pintura estrutura metálica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *