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Pintura de avião: como é feita, sua função e fatos curiosos

Você sabe como funciona a pintura de avião?

A pintura de avião é um processo bastante extenso, principalmente quando falamos das aeronaves comerciais, que são bem grandes.

É necessário que exista um método muito bem estabelecido pelas companhias aéreas para que haja uma padronização na pintura e o atendimento de normas técnicas.

Neste artigo vamos te explicar como funciona a pintura de aeronaves, bem como explicar o uso da cor branca nos aviões e também exibiremos algumas pinturas inusitadas.

Acompanhe o texto e boa leitura!

Pintura de avião: Qual a função das pinturas de aeronaves?

Pintura de avião sendo feita por profissional que está sobre um automóvel para o profissional alcançar mais alto.

A pintura de aeronaves serve para uma série de funções. A primeira delas é a padronização dos aviões. Ao manter a maioria em um padrão de cor branca, fica mais fácil realizar a comercialização do automóvel.

Afinal, quem adquire um avião branco basta pintar pequenos pedaços com as cores da companhia aérea e esse aspecto estará finalizado.

A escolha de cores e tintas específicas também tem relação direta com o aumento de custos. 

Uma aeronave que conta com tinturas menos pesadas e com menos cores acaba economizando combustível, que é mais gasto quando o avião apresenta maior peso.

Existem escolhas de tinta que também facilitam a manutenção, justamente por possibilitar a visualização de possíveis danos na aeronave.

Cabe ainda destacar o apelo estético e de construção de marca que a pintura de avião possibilita.

Os aviões são fabricados em duas cores: bege e verde.

As aeronaves de cor verde são aquelas fabricadas com fuselagem de metal. Por outro lado, os aviões de cor bege são aqueles elaborados com material composto.

O verde da fuselagem de metal, inclusive, é resultado de um processo de impermeabilização industrial com cromato de zinco, um bom anticorrosivo.

Apresentar aviões em sua cor original, sobretudo comerciais, pode ser nada atraente. A ideia das companhias aéreas é passar tranquilidade e segurança ao passageiro e, por isso, a opção por uma boa aparência pode ajudar.

Os aviões ainda são pintados com logos e identidade visual da companhia aérea. Isso é uma forma de fortalecer a imagem da empresa e, além disso, possibilitar o fortalecimento da marca.

Outra funcionalidade da pintura de avião consiste em conservar a fuselagem e a proteger contra maiores danos, como ferrugens e corrosões.

Leia também: Pintura Automotiva: Conheça seus Tipos e as Tintas Adequadas para o Serviço!

Exemplos de pinturas especiais ou personalizadas

Existem algumas pinturas especiais de aviões que são realizadas de modo a promover alguma ação/campanha, seja de marketing ou não.

Aeronaves com esse tipo de pintura costumam chamar muita atenção. Veja algumas:

Países e bandeiras, como Brasil

Avião da azul com pintura do Brasil

Aviões com bandeiras são bastante comuns. Esse é um modelo A330, da companhia aérea brasileira Azul. Chama-se “Bandeirão” e foi criada pelo artista GianFranco Betting.

Animais, por exemplo Cachorro 

Avião no chão de aeroporto, céu azul claro ao fundo com algumas nuvens. A pintura de avião é de um cachorro sorrindo e o bico do avião é o focinho pintado

Este acima é um Boeing 737-800, da companhia aérea russa NordStar Airlines. A pintura transformou a aeronave em um cachorro da raça Husky Siberiano.

Muito divertido, não é mesmo?!

Rosto, por exemplo de Leão (que entra também na categoria animais)

Avião com pintura de leão marrom

O modelo E195-E2 “Profit Hunter” é um avião livery criado pela Embraer, justamente para divulgar e promover a venda de seus produtos.

É uma pintura bastante diferente.

Por que a maioria dos aviões são pintados de branco?

Existem alguns motivos que justificam a escolha da cor branca para pintura da maioria dos aviões, principalmente os comerciais.

Um esquema de cores nomeado eurowhite foi estabelecido na década de 70 por conta do aumento do petróleo, que gerou um grande aumento nos custos das companhias aéreas.

Devido a esse motivo, as companhias começaram a considerar uma padronização de cor, justamente por ser mais econômica. A Air France, por exemplo, foi uma das primeiras empresas a utilizar esse esquema de cor.

Os motivos que justificam o uso do branco são diversos.

O branco é bastante escolhido pois é capaz de reduzir custos adicionais. Entenda como isso ocorre:

O branco é uma cor que retém menos calor. Assim, o sistema de climatização de um avião, que utiliza combustível, consegue manter uma taxa de gastos parecida, logo que há a padronização da cor.

Outro ponto se encontra na economia dos materiais de pintura. A pintura de um avião é bastante complexa. Utilizar o branco como cor predominante faz com que ela seja a tinta de maior investimento.

As outras cores aparecem em menor quantidade, o que já oferece certa economia. Outro ponto é que aviões de outras cores acabam passando mais tempo em manutenção, o que de alguma forma, pode ser visto como prejuízo.

A preferência pela tinta branca também impõe menos peso à aeronave, e quanto mais peso, mais combustível é necessário. 

Além de todos esses benefícios podemos citar também uma maior facilidade na revenda de aeronaves. 

São necessários quantos litros de tinta para pintar um avião?

O uso de tintas depende de cada avião. A média de uso, que é atualizada constantemente, para alguns tipos de aeronaves é:

  • 3.600 litros (aumento de 600 kg a 1.000 kg) para um A380;
  • 260 litros para um Boeing 737.

Existem mais alguns exemplos para esclarecer. De acordo com a matéria veiculada pelo CNN Brasil, Fernando Kehl, gerente de frota da Azul Linhas Aéreas, um Airbus A320neo precisa de cerca de 200 kg de tinta.

Ainda segundo o profissional da Azul, a pintura de aeronaves maiores, como o Airbus A380, acrescenta por meio de 700 kg ao avião.

E qual é a tinta para pintar avião?

As tintas para pintura de avião são bastante específicas e fabricadas por empresas especializadas nesse tipo de aplicação.

De todo modo, geralmente elas têm como base o epóxi e o poliuretano.

Quanto custa, em média, pintar um avião?

Pintar um avião é bastante caro. A pintura de um Boeing 777, por exemplo, pode custar entre US$ 100.000 e US$ 200.000.

Os valores variam de acordo com o tamanho do avião, a complexidade da pintura, e o uso de diferentes cores.

Como é feito o processo de pintura e acabamento de uma aeronave?

Avião sendo preparado para pinturaA pintura de avião começa a partir do preparo da superfície. Os profissionais lixam toda a superfície, na maioria das vezes, manualmente, com o auxílio de uma lixadeira.

Depois é iniciada a pintura. São utilizadas pistolas de pintura industrial de alta performance. 

Os profissionais são auxiliados com máquinas para o deslocamento que possibilitem o acesso à toda a superfície da aeronave.

A pintura é realizada com diversas proteções que delimitam onde a tinta pode atingir. Assim são feitas as formas.

Depois do processo de cura da tinta, a aeronave passa por uma inspeção técnica, a fim de identificar qualquer erro.

Veja alguns vídeo sobre o processo:

A Tornado é uma empresa que fabrica e comercializa ferramentas para pintura industrial para as mais diversas aplicações.

A companhia se destaca por atender todo o Brasil com tecnologias internacionais, alinhadas às necessidades da indústria nacional.

Você também pode alugar as máquinas e ferramentas da Tornado, bem como contar com a assistência técnica da empresa.

Conheça os produtos e serviços de pintura industrial da Tornado! 

Conclusão

A pintura de avião é realizada de forma estratégica pelas companhias aéreas, justamente pelo alto custo desse processo.

Os processos são realizados por especialistas, e leva um bom tempo para que a aeronave esteja pronta para uso.

Os métodos de pintura são atualizados constantemente, sempre que novas tecnologias capazes de reduzir custos surgem no mercado.

Se você gostou deste artigo, leia também: “Pintura Industrial: entenda como é feita e as principais ferramentas”

Acesse o nosso blog e confira mais conteúdos relevantes sobre pintura industrial!

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