Corrosão: como evitar e como a pintura industrial ajuda a proteger os equipamentos

pintura epoxi
Pintura Epóxi: Como é feita, aplicabilidades e dicas para utilizar!
maio 12, 2022
nr12 o que é
NR 12: O que é, objetivos e qual a importância dessa norma?
maio 13, 2022
Corrosão como evitar

O desgaste de materiais em indústrias é muito comum, mas traz prejuízos para a produção e para as finanças da empresa. Por isso, uma dúvida é frequente neste setor: corrosão, como evitar?

Saber quais são os cuidados necessários para proteger o metal é fundamental, pois evita danos maiores e ajuda a preservar a vida útil dos equipamentos.

Ao longo deste conteúdo, vamos explicar um pouco mais sobre o processo de corrosão e compartilhar com você algumas dicas valiosas sobre como evitar esse problema.

Aproveite a leitura!

Encontre os melhores equipamentos para evitar a corrosão com pintura industrial na Tornado!

Afinal, o que é o processo de corrosão?

A corrosão é a deterioração da superfície metálica, que acontece em consequência de dois processos químicos: a oxidação e a redução.

O que acontece é que o metal sofre perda de elétrons (oxidação) enquanto outro material ganha esses elétrons (redução). 

Esses processos acontecem pela ação de agentes naturais, como o oxigênio e a água.

Contudo, é preciso que o metal apresente potencial de redução menor do que esses agentes externos para que a oxidação ocorra.

Um bom exemplo é o processo de corrosão do metal pelo contato frequente com a umidade, que pode causar danos parciais, totais ou ainda internos. 

Corrosão: como evitar?

Como evitar a corrosão

Depois de entender o que é a oxidação, é hora de responder a pergunta inicial: afinal e a corrosão, como evitar? 

Muitas vezes, o processo de deterioração acontece apenas de maneira superficial, sendo mais fácil resolver o problema. 

Entretanto, é preciso estar atento, pois os danos podem ser mais graves, levando a falhas de peças e interrompendo o funcionamento do maquinário.

A seguir você confere algumas dicas de cuidados essenciais com os equipamentos que vão prevenir esses problemas mais críticos. 

Veja como evitar a corrosão em metais com ações simples no dia a dia. 

1. Cuidados com a superfície

O primeiro passo é buscar soluções desenvolvidas especificamente para a proteção contra corrosão de metais, como revestimentos temporários ou pinturas de estrutura metálica, sobre as quais falaremos mais adiante neste artigo.

Além disso, é muito importante manter os cuidados constantes com a superfície, como a limpeza e manutenção periódica dos maquinários. 

Lembre-se de verificar as orientações do fabricante com relação ao processo de limpeza e indicações de manutenção, como a desmontagem de peças e o tempo ideal entre uma revisão e outra.

2. Materiais mais resistentes à corrosão

Para evitar os problemas causados pela corrosão, os cuidados devem começar já na escolha dos equipamentos. 

Ao buscar as máquinas para a sua empresa, atente-se às características e materiais utilizados na produção de cada modelo, assim como o processo de proteção e manutenção indicado para elas.

Considere também o ambiente em que os maquinários serão instalados, levando em conta o contato com umidade, altas temperaturas e produtos químicos, por exemplo.

Dê preferência para materiais mais resistentes ao processo de corrosão, como os metais inoxidáveis, o aço galvanizado e o galvalume.

Essas alternativas possuem uma proteção maior à oxidação, além de oferecerem a opção de reforçar a camada protetiva com outros procedimentos.

3. Se possível, evite contato com água

Independente do material escolhido, o ideal é procurar evitar o contato dos equipamentos com a água sempre que possível.

Principalmente se a superfície ainda não passou por nenhum processo de proteção, é importante mantê-la longe da umidade. 

Uma das ações mais simples para prevenir o processo de corrosão do aço é buscar soluções que impeçam o acúmulo de água ou vazamentos nas junções de metal. 

A manutenção preventiva também ajuda neste ponto, já que identifica rachaduras que podem causar vazamentos e facilita o tratamento antecipado do problema. 

4. Galvanização

Lembra quando comentamos que uma boa solução é escolher máquinas feitas com aço galvanizado? Agora vamos explicar um pouco sobre esse tipo de material e suas vantagens.

O processo de galvanização cria uma camada protetora de zinco sobre a superfície, que sofre a oxidação, aumentando a resistência contra a corrosão.

Além de prevenir um desgaste profundo das peças, o processo químico garante uma maior vida útil aos equipamentos, fortalece o ferro e traz economia. 

Para completar, a galvanização ainda torna o material mais sustentável, já que o torna reciclável após a aplicação do método.

5. Pintura Industrial

Uma das maneiras mais eficientes de prevenir a corrosão é a pintura industrial, um método que garante a proteção reforçada do material com a aplicação de tintas específicas.

Pintura industrial e corrosão

As aplicações são realizadas por meio das máquinas de pintura industrial, que garantem uma cobertura uniforme de superfícies maiores com agilidade, qualidade e eficiência.

Essa camada de tinta evita o contato com os agentes naturais que causam a corrosão, protegendo o metal da umidade e da ação do próprio ar atmosférico.  

Com isso, é possível prolongar a vida útil dos equipamentos e aumentar a proteção contra corrosão de metais na empresa.

Como a corrosão pode ser prevenida com a pintura industrial?

Para entendermos a corrosão e como evitar com a pintura industrial, é preciso compreender um pouco mais sobre o método.

Na prática, o procedimento é bem simples, mas exige alguns cuidados para garantir um resultado de qualidade. 

Para isso, existe uma norma de pintura industrial que deve ser seguida no momento da aplicação para manter a segurança de todos e também para que a proteção seja feita corretamente.

O processo envolve um pré-tratamento da superfície, fundamental para que a camada protetiva seja eficaz contra a corrosão. 

Depois, a aplicação da tinta propriamente dita é feita com pistolas de pintura industrial, que depositam o produto com um sistema a jato. 

Confira as vantagens da pintura industrial:

  • método de proteção anticorrosivo econômico;
  • processo de aplicação rápido e eficiente, mesmo em superfícies grandes;
  • melhora a estética dos equipamentos;
  • permite a sinalização de segurança nas máquinas;
  • além de proteger contra a corrosão, a pintura industrial também promove a impermeabilização.

Previna a corrosão com os melhores equipamentos para pintura industrial da Tornado

Conclusão

Neste artigo, você entendeu o que é corrosão e como evitar o problema com algumas ações bem simples. 

O processo de oxidação pode trazer grandes prejuízos para a indústria, pois causa danos muitas vezes irreversíveis nos equipamentos, impedindo a continuidade da produção.

Contudo, como vimos neste conteúdo, existem soluções muito eficientes e práticas para evitar os problemas causados pela corrosão, como a pintura industrial. 

Agora que você já conhece um dos procedimentos anticorrosivos mais utilizados, não deixe de buscar equipamentos de qualidade para realizar o serviço corretamente. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *