Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Bomba de Pintura
Pistola de Pintura
Tanque de Pressão
Bomba Duplo Diaframa
Acessórios p/ Pintura Industrial

Tipos de pistola de pintura: saiba suas diferenças e qual é a opção ideal para o seu projeto!

Se você realiza serviços de pintura, certamente sabe que a ferramenta certa é essencial para proporcionar um resultado final impecável. 

E, quando se trata de pintura, a escolha da pistola certa pode fazer toda diferença. Não é mesmo? Então, é muito importante conhecer suas variações para escolher a ideal. 

Mas, com tantos tipos de pistolas de pintura disponíveis no mercado, pode ser até difícil decidir qual é a ideal para o seu projeto. 

Porém, com uma “mãozinha”, essa escolha pode se tornar bem mais fácil. Por isso, a Tornado, neste artigo, preparou o guia completo dos tipos de pistolas de pintura. 

Então, prepare-se para mergulhar no universo da pintura com pistolas e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

O que é pistola de pintura?

A pistola de pintura é uma ferramenta utilizada para aplicar tintas em superfícies de maneira rápida, uniforme e prática. 

Muitas pessoas acabam escolhendo o rolo de tinta para pintar, pois acreditam que a pistola de pintura é difícil de se manusear. Mas não é bem por aí! 

Existem pistolas de pintura que realmente são difíceis de manusear, mas existem outros tipos que são mais simples de usar. 

Em geral, as pistolas de pinturas funcionam através da pulverização da tinta em uma fina névoa, que é projetada pela ferramenta e aplicada na superfície desejada. 

Essas ferramentas podem ser utilizadas em diversos tipos de pinturas, desde pequenos retoques em móveis até em grandes projetos, como a pintura de paredes e fachadas.

Tipos de pistola de pintura

Pistola de pintura pintando peças de metal, simbolizando o que é pistola de pintura

Mas afinal, quais são os tipos de pistola de pintura? Com suas variações, pode ser até um pouco difícil saber qual é a ideal para o seu tipo de projeto. 

Mas, não se preocupe! A seguir, vamos explorar os principais tipos de pistola de pintura, para saber suas funcionalidades e características. 

Então, preste atenção nas diferenças entre os tipos de pistola para saber qual é a alternativa mais viável para seus projetos. Confira abaixo! 

Pistola por sucção

A pistola de sucção é um dos modelos mais comuns disponíveis no mercado. Como já diz o nome, ela funciona por meio de sucção da tinta diretamente do recipiente de pintura. 

Esse recipiente é conectado à pistola através de um tubo e quando o gatilho da pistola é acionado, o ar comprimido é direcionado para dentro dele. 

Assim, ele gera uma pressão que faz com que a tinta seja puxada pela pistola e pulverizada na superfície desejada. 

Esse tipo de pistola de pintura é ideal para projetos maiores, que precisam de uma grande quantidade de tinta. 

Isso porque ela pode ser utilizada em uma grande variedade de materiais, desde madeira e metal até plástico e cerâmica. 

Porém, sua desvantagem é que ela pode ser um pouco difícil de limpar do que outros tipos de pistolas de pintura, e pode desperdiçar mais tinta do que o normal. 

Pistola por gravidade

A pistola de gravidade é também uma das opções mais populares disponíveis no mercado. Porém, ela funciona de maneira bem diferente da pistola por sucção.

Nesse caso, a tinta é armazenada em um recipiente localizado na parte superior da pistola, mantido em posição vertical durante o uso. 

Na hora da utilização, o ar comprimido é direcionado para dentro do recipiente da tinta, criando uma pressão que faz com que a tinta seja puxada e pulverizada na superfície. 

Esse tipo de pistola é ideal para projetos que são menores, como pintura de móveis, objetos decorativos, peças de artesanatos, entre outros. 

Por ser específica para projeto menores, ela também pode ser ideal para acabamentos delicados, que precisam de um toque mais profissional. 

Diferentemente da pistola de sucção, ela é bem mais simples de limpar e também não descarta muita tinta, tornando-se uma opção mais econômica. 

E o que é pistola para pintura com compressor?

A pistola de compressor é um tipo de pistola que, como já diz o nome, utiliza um compressor de ar para fazer a pressão necessária para a pulverização da tinta. 

Nesse sistema, a tinta é aspirada de uma fonte, como um recipiente ou tanque, sendo misturada com ar comprimido que é soprado através de um bico na ponta da pistola. 

O compressor fornece a pressão de ar necessária para atomizar e pulverizar a tinta, resultando num acabamento de qualidade superior comparada a outras pistolas.

Tipos de pistola de pintura: Sistemas de funcionamento das pistolas (Pulverização)

Tipo de pistola de pintura com tinta branca

Os diferentes tipos de pistola de pintura funcionam por meio de sistemas de pulverização de tinta, método utilizado para aplicar o material de maneira uniforme na superfície. 

Basicamente, existem três tipos de sistemas de pulverização: o sistema de pulverização convencional, de alta pressão e de baixa pressão. Vamos conhecer um pouco sobre eles? 

  • Sistema de pulverização convencional: esse sistema é o método mais antigo e utiliza ar comprimido para atomizar e pulverizar a tinta. Esse tipo de pulverização é eficaz para cobrir grandes áreas rapidamente;
  • Pistola para pintura de alta pressão – Pistola de pintura HVLP: é um sistema que utiliza uma alta taxa de volume de ar (HV) e uma baixa pressão (LP) para pulverizar a tinta, produzindo um acabamento mais suave e uniforme;
  • Pistola para pintura de baixa pressão – Pistolas com o sistema LVLP: sistema que usa uma baixa taxa de volume de ar e baixa pressão para pulverizar a tinta. Em termos de uso, esse sistema é mais eficiente, mas pode demorar um pouco mais para cobrir grandes áreas.

É importante saber os sistemas de pulverização de cada tipo de pistola de pintura, para escolher qual é a alternativa ideal para o seu projeto. 

Onde comprar pistola de pintura?

De início, pode ser difícil encontrar uma pistola de pintura de qualidade, já que existem tantas opções no mercado que não são confiáveis. 

Porém, a boa notícia é que você não precisa procurar mais! A Tornado é uma empresa especializada em ferramentas para pintura, incluindo pistolas de pintura, compressores de ar e acessórios. 

Com anos de experiência no mercado, a Tornado é conhecida por produzir ferramentas de alta qualidade, duráveis e confiáveis que oferecem um resultado excepcional. 

Comprando com a Tornado, você garante um produto que atenderá todas suas necessidades e expectativas de pintura. 

Além disso, oferecemos uma grande variedade de modelos de pistolas de pintura para atender a demanda de cada projeto, com opções para iniciantes e profissionais experientes.

Então, não perca mais tempo procurando outros tipos de pistolas de pintura por aí. Conte com a Tornado e comece a criar projetos de pinturas incríveis! 

Conclusão

Agora que você já conhece os tipos de pistolas de pintura, já é possível iniciar seus projetos da melhor maneira possível: com as ferramentas ideais para seu estilo de pintura. 

No entanto, não é suficiente somente saber os tipos de pistolas, também é fundamental que você saiba os sistemas de funcionamento (pulverização) das ferramentas. 

Dessa maneira, você consegue saber qual é o tipo de ferramenta que será ideal para o seu tipo de pintura. 

Além disso, também é fundamental contar com uma empresa confiável que fornece as ferramentas, como a Tornado. 

Então, conte conosco para qualquer necessidade no universo da pintura com pistolas e máquinas industriais. Estamos aqui para te proporcionar um serviço de alta qualidade e confiabilidade!

Leia também “Pintura offshore: O que é esse tipo de pintura industrial e exemplos de serviços”

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress