Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Bomba de Pintura
Pistola de Pintura
Tanque de Pressão
Bomba Duplo Diaframa
Acessórios p/ Pintura Industrial

Pintura Anticorrosiva: qual é sua função, como fazer e tipos de tintas adequadas para o serviço

A corrosão de superfícies metálicas é um problema muito comum, mas que pode ser solucionado facilmente com a pintura anticorrosiva. 

Você já ouviu falar sobre essa técnica? Ela é popularmente utilizada em diversas áreas, desde a indústria naval até a construção civil. 

Essa técnica é essencial para evitar que as superfícies metálicas sejam danificadas com o tempo por conta da corrosão. 

A pintura anticorrosiva deve ser realizada por um profissional qualificado, já que a aplicação necessita de técnicas específicas. 

Para você entender como funciona esse tipo de pintura, a Tornado, neste artigo, explicará como ela é realizada, como funciona e quais são os tipos de tintas utilizadas. 

O que é pintura anticorrosiva?

A pintura anticorrosiva é uma técnica que deve ser feita por um profissional qualificado, onde ele aplicará camadas de tintas em superfícies metálicas para evitar a corrosão. 

Mas afinal, o que é corrosão? A corrosão é nada mais do que um processo químico natural que acontece quando os metais entram em contato com elementos do meio ambiente. 

Ou seja, ela acontece ao longo do tempo. Ela pode enfraquecer uma superfície metálica e comprometer a integridade estrutural do material. 

Para evitar esse tipo de corrosão, uma maneira muito eficiente é realizar uma pintura anticorrosiva. 

Ela funciona como uma camada protetora, impedindo que a superfície metálica entre em contato direito com os agentes corrosivos naturais, como a umidade e o oxigênio. 

Qual é a função da pintura anticorrosiva para estruturas metálicas?

O objetivo principal da pintura anticorrosiva é proteger as superfícies metálicas contra as corrosões naturais — geradas pelo contato direito do material com agentes externos. 

Na maioria das vezes, esse contato direto da superfície metálica com os agentes externos gera uma corrosão que pode enfraquecer a estrutura. 

Para evitar esse tipo de situação e prolongar a vida útil da estrutura metálica, a pintura anticorrosiva é aplicada como uma camada protetora. 

Dessa forma, a superfície metálica não entra em contato direto com os agentes externos corrosivos. Ela ajuda a manter a durabilidade e qualidade da estrutura metálica. 

Como é realizada a pintura anticorrosiva?

Como dito anteriormente, a pintura anticorrosiva deve ser realizada por um profissional qualificado, com os equipamentos certos, garantindo a segurança do serviço. 

No entanto, essa técnica é realizada em diversas etapas, seguindo um processo que pode variar de acordo com o tipo da superfície metálica. Em geral, ela é feita da seguinte forma: 

  • Preparação da superfície: primeiramente, é necessário limpar e preparar a superfície para receber a tinta anticorrosiva;
  • Aplicação do primer: o primer é uma camada de tinta que prepara a superfície metálica para a aplicação da tinta corrosiva; 
  • Aplicação da tinta anticorrosiva: após a secagem do primer, acontece a aplicação da tinta anticorrosiva;
  • Secagem: por fim, é necessário esperar a secagem da tinta. Quando finalizada, a superfície já estará protegida contra as corrosões naturais.

Para aumentar a durabilidade da superfície, é possível adicionar mais camadas de tintas, mas somente se for necessário. 

É válido ressaltar que a aplicação dessa tinta deve ser feita por um profissional qualificado, com o equipamento e máquinas certas para o serviço. 

Classificação e características das tintas anticorrosivas como método de proteção

profissional com capacete e roupa de proteção utilizando tinta para pintura anticorrosiva em superfície metálica

Existem diversos tipos de tintas que são consideradas como anticorrosivas, mas cada uma delas possui suas próprias características e classificações. 

As tintas epóxi e epoxídicas são compostas por resina epóxi em dois componentes, o que garante alto desempenho e qualidade. 

Já a tinta epóxi poliamida é resistente a diversos agentes químicos, incluindo ácidos, álcalis, sais e solventes, além de apresentar secagem rápida e maior dureza e resistência à abrasão. 

Também existe a tinta epóxi alcatrão de hulha é ideal para proteger estruturas metálicas em contato com água doce, água salgada ou produtos químicos. 

A tinta epóxi livre de alcatrão de hulha é uma opção ambientalmente amigável e oferece alta espessura, o que resulta em excelente resistência à abrasão e à água.

A tinta epóxi mastique é indicada para manutenção industrial em que o jateamento abrasivo é inviável ou difícil de ser executado, graças à sua excelente aderência e alta espessura. 

Agora, a tinta epóxi isocianato é conhecida por sua resistência a produtos químicos e ótima aderência em diversos materiais. 

A tinta epóxi surface tolerant foi desenvolvida especialmente para aplicações em condições de alta umidade, superfícies molhadas e aplicações subaquáticas.

A tinta epóxi fenólica (novolac) oferece alta resistência química e é capaz de suportar faixas de temperatura de até 230°C. 

Por fim, a tinta epóxi com fosfato de zinco protege por passivação, enquanto a tinta epóxi com alto teor de zinco protege por proteção catódica.

É fundamental conhecer as classificações e características das tintas anticorrosivas para saber qual é a ideal para sua superfície metálica. 

Vantagens da pintura anticorrosiva epóxi

Uma das melhores tintas para realizar a pintura anticorrosiva é a Epóxi, pois ela consegue ter uma alta proteção e durabilidade em diversas superfícies metálicas. 

Existem diversas vantagens em realizar a pintura anticorrosiva epóxi, dentre as quais podemos destacar as principais:

  • Alta resistência a produtos químicos e abrasão;
  • Proteção eficaz contra corrosão em superfícies metálicas;
  • Possibilidade de aplicação em superfícies úmidas ou subaquáticas;
  • Adesão forte em diferentes tipos de materiais;
  • Opções de tintas específicas para diferentes condições e necessidades de proteção;
  • Alta durabilidade e vida útil prolongada das superfícies protegidas;
  • Facilidade de limpeza e manutenção das superfícies pintadas.

A tinta epóxi é um material de alta performance que é fabricada com resina epóxi em dois componentes: pré-polímero epóxi e agente de cura. 

Com isso, ela consegue oferecer uma alta resistência à corrosão, além de ser fácil de aplicar e ter uma ótima aderência. 

A seguir, você verá um exemplo de pintura anticorrosiva marítima: 

Viu como é feita a pintura anticorrosiva marítima? Agora, conheça como acontece a pintura anticorrosiva industrial: 

Melhores equipamentos para pintura anticorrosiva de qualidade

Para ter uma pintura de qualidade, você deve ter equipamentos que proporcionarão um acabamento uniforme e de alta aderência à superfície. 

No entanto, sabemos que não são todas as máquinas que podem oferecer esse tipo de serviço em uma pintura anticorrosiva. 

Para isso, você deve contar com uma empresa que seja especializada em equipamentos de pintura industrial, como a Tornado. 

Nosso objetivo principal é fornecer os melhores equipamentos para você realizar uma pintura anticorrosiva de alta qualidade. 

Em nossa loja, você encontrará diversas máquinas que são ideais para você promover uma pintura anticorrosiva com um acabamento perfeito e uma ótima aderência. 

Então, está esperando o que para iniciar uma pintura anticorrosiva de qualidade? Entre em nosso site e veja os equipamentos ideais para sua pintura! 

Conclusão

A pintura anticorrosiva é uma técnica fundamental para a pintura de superfícies metálicas, uma vez que, ao longo do tempo, acontece uma corrosão por conta de agentes externos. 

Essa corrosão pode comprometer a estrutura metálica e deixá-la fragilizada, o que pode afetar a segurança das pessoas que convivem próximo a essa estrutura. 

Então, se você deseja manter a durabilidade da sua estrutura metálica, escolha a tinta ideal para sua superfície e conte com as máquinas de pintura industrial da Tornado. 

Aliás, se você não tiver experiência em pintura industrial, conte com o auxílio de um profissional especializado em pintura anticorrosiva. 

Leia também “Pintura offshore: O que é esse tipo de pintura industrial e exemplos de serviços”

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress