Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Bomba de Pintura
Pistola de Pintura
Tanque de Pressão
Bomba Duplo Diaframa
Acessórios p/ Pintura Industrial

Pistola de projetado: O que é, onde e como usar [Dicas e acessórios]

A pistola de projetado é a principal máquina para produzir a pintura texturizada. Ela conta com configurações especiais para a pintura projetada.

Para realizar um trabalho de qualidade, os equipamentos de pintura manual não costumam ser tão práticos e fáceis de utilizar.

Contar com equipamentos profissionais, como a pistola de pintura, pode fazer com que a pintura seja mais rápida e com um acabamento de maior qualidade.

Neste artigo, em específico, vamos te explicar como funciona a pistola de projetado, bem como algumas dicas sobre a pintura de textura projetada.

Portanto, acompanhe o texto e tenha uma boa leitura!

O que é pistola de projetado?

A pistola de projetado é o equipamento que aplica a tinta de forma especial para criar textura projetada e até chapiscos.

Ela pode contar com válvula de ar para um melhor controle da pressão, bem como um compressor de ar de diferentes modelos.

O bico da pistola de projetado é fundamental para que a aplicação da tinta ou de outros revestimentos seja de alta qualidade. 

Uma boa pistola de pintura é capaz de permitir o revestimento de superfícies diversas de forma simples e ágil.

A pistola faz parte de uma máquina de textura projetada, que conta com pistola, mangueira, bicos, reservatório de tinta e ar comprimido, em alguns casos.

O grande diferencial da pistola de projetado é que ela não libera a tinta de forma uniforme. Justamente para criar textura, o revestimento é liberado de modo desuniforme.

O que é uma pintura projetada? E textura projetada?

A pintura projetada, na verdade, é uma das formas de se referir a pintura realizada por uma pistola. Já que a tinta é aplicada a uma certa distância da superfície (em projeção), a pintura é nomeada como projetada.

A textura projetada, por sua vez, é um revestimento utilizado em paredes para torná-la decorada e protegida. Ou seja, a tinta utilizada para textura projetada, além de ter apelo estético, também conta com uma função muito importante.

Dependendo de sua composição ou da adição de um produto impermeabilizante, a textura projetada pode proteger a parede contra mofos, fungos e infiltrações.

A textura projetada é diferente de outros tipos de pintura texturizada. Os outros tipos são tradicionais, e costumam utilizar massa e equipamentos manuais para criar os efeitos de textura, como desempenadeiras e rolos de tinta.

Por sua vez, a textura projetada é feita por meio da pistola projetora de textura, que oferece maior praticidade.

Quais são as opções de uso da pistola de projetado?

Cada pistola de projetado conta com suas características próprias. Sendo assim, ao adquirir um modelo, leia quais são as suas indicações de uso.

Os modelos mais completos costumam comportar massas finas, massas texturizadas, massas corridas, massas decorativas, impermeabilizantes, produtos antichamas e gesso.

Em geral, todos os materiais que apresentam granulometria de até 4,5mm podem ser utilizados na pistola. De toda forma, verifique com o fabricante.

O que proporcionam os bicos de diâmetros de uma pistola de projetado?

Os bicos contam com diâmetros que servem para determinar a quantidade de tinta que é liberada por minuto.

Existem diversos bicos disponíveis para pistolas de projetado, com diâmetros de 4,55, 6,0mm, 8,0mm.

Um bico de diâmetro de 4,55mm, por exemplo, costuma liberar 1000ml a 1400ml de tinta por minuto.

Os modelos de 6,0 mm e 8,0mm, respectivamente, podem liberar até 2440ml/min e 4850ml/min.

Ou seja, existem diversos bicos que se adequam melhor à necessidade de seu serviço.

Qual compressor ideal para textura projetada?

O compressor ideal para textura projetada tem que ser, no mínimo de 15 PCM a 20 PCM.

Além disso, é importante destacar que a maioria das pistolas de projetado são de ar direto. Isso significa que a válvula de ar não pode ser fechada totalmente, logo que é importante que a passagem de ar aconteça mesmo que a tinta não esteja sendo aplicada.

Compressores de tanque também podem ser utilizados para esse modelo de pistola de pintura, sendo a partir de 25 litros para espaços menores e de 50 a 100 litros para espaços maiores.

Como pintar o projetado/textura projetado na parede?

Para aplicar a textura projetada na parede, primeiramente, é importante conhecer todos os equipamentos utilizados e ter experiência nesse tipo de serviço.

Comece protegendo as regiões que não devem receber tinta com fitas, papelões, plásticos ou papéis.

Depois disso, é necessário preparar a massa que será aplicada e colocá-la na caneca, caso a máquina tenha, ou no tanque, reservatório ou compartimento.

Coloque o bico desejado na pistola de pintura. Após isso, ligue o fornecimento de ar comprimido na pistola.

Pegue uma superfície descartável para testar o funcionamento da pistola.

A parede deve estar totalmente limpa, pronta para receber a massa. Se você preferir utilizar um produto impermeabilizante, faça a aplicação deste antes da textura. A aplicação da textura projetada deve ocorrer depois que o revestimento de proteção esteja seco.

Inicie a aplicação, lembrando de deixar toda a superfície com uma aplicação uniforme.

Por fim, utilize algum equipamento para auxiliar no acabamento desejado. Podem ser utilizadas desempenadeiras ou rolos de PVC, por exemplo.

Dicas de segurança para usar pistola de pintura projetora de textura

A principal dica de segurança para utilizar a pistola de pintura projetora de textura é ler o manual de instruções fornecido pelo fabricante.

Ao manusear a pistola projetora de textura, é importante que a pressão máxima especificada não seja excedida, pois podem ocorrer problemas graves.

É importante utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na aplicação da tinta, como luvas, mangotes, aventais, protetores auriculares, máscaras, botas, óculos e luvas.

Aplicar a textura em áreas ventiladas é fundamental. Se não for o caso, opte por utilizar ventiladores ou exaustores.

Os choques elétricos são perigosos. Por isso, não utilize a pistola em ambientes molhados, ou com roupas ou acessórios molhados.

Evite tocar em conexões ou nos cabos.

Não é permitido trabalhar em espaços com gases ou produtos inflamáveis ou explosivos, pois há perigo de incêndio. 

Qual é a melhor pistola para textura projetada?

A melhor pistola para textura projetada pode ser encontrada na Tornado.

A Tornado é uma empresa fabricante de equipamentos de pintura industrial desde 1988. Todos os seus produtos são produzidos com alto rigor técnico, peças e padrões de qualidade internacionais.

Na Tornado você encontra, não só pistolas para textura projetada, como máquinas e sistemas que são desenvolvidos exclusivamente para o seu negócio.

Conheça os equipamentos de pintura industrial da Tornado para modernizar os seus serviços! 

Pistola para textura projetada: preço

No mercado, é possível encontrar diversos modelos de pistola para textura projetada. A média de preço é entre R$ 200 a R$ 2.000. 

Contudo, para encontrar um modelo especial, com tecnologias de ponta, alta resistência e durabilidade, é possível realizar o orçamento com a Tornado.

Explique sobre o equipamento ideal para a sua aplicação e receba um orçamento de ótimo custo benefício!

Conclusão

A pistola de projetado é um produto que serve para realizar a pintura de textura projetada. 

Ela conta com diversos bicos, de diâmetros variados, ideais para oferecer maior versatilidade para o serviço.

Leia também: “Pintura com compressor: dicas, como funciona e saiba se vale a pena”

Acesse nosso blog para mais dicas e conteúdos relevantes sobre pintura industrial!

Compartilhar:

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress