Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Bomba de Pintura
Pistola de Pintura
Tanque de Pressão
Bomba Duplo Diaframa
Acessórios p/ Pintura Industrial

Pintura industrial naval: O que é, Vantagens, Etapas e Equipamentos

A pintura industrial naval é aquela realizada em navios, plataformas de petróleo e gás e outras estruturas que ficam em contato direto com o mar.

O revestimento de estruturas navais, como o de outras estruturas, tem como objetivo agregar uma boa aparência e proteger as superfícies contra a abrasão e a corrosão.

A pintura naval, mais especificamente, tem como objetivo proteger a superfície, geralmente metálica, dos danos causados pela água salgada, corrosão e outras substâncias e micro-organismos presentes no ambiente marinho.

Neste artigo vamos te explicar tudo sobre esse tipo de pintura industrial, bem como as suas vantagens, etapas e equipamentos necessários.

Portanto, acompanhe o texto até o final e tenha uma boa leitura!

O que é pintura industrial naval?

A pintura industrial naval é aplicada em navios, plataformas de gás e combustível e demais estruturas que ficam no mar.

Ela tem como principal objetivo realizar a proteção anticorrosiva, evitar a aderência de vida marinha no casco de embarcações e os danos causados pelo contato direto com a água salgada e as ações do tempo.

Em resumo, esse tipo de pintura serve para promover uma boa aparência do material naval e ainda atribuí-lo à maior resistência.

Podemos identificar como uma vantagem a menor necessidade de manutenção das estruturas, sobretudo no que diz respeito à corrosão e aderência de microorganismos marinhos.

O processo de pintura industrial naval é separado por etapas de preparação da superfície, aplicação e secagem/cura das camadas de tinta.

O que é jateamento e pintura na indústria naval?

O processo de jateamento e pintura é comum no revestimento naval.

Basicamente, o processo de jateamento é aquele utilizado para limpar e preparar a superfície a ser pintada. Geralmente, ela é de metal/ferrosa.

O jateamento é capaz de retirar ferrugem, cascas de fundição, carepas soltas de laminação e manchas diversas do navio.

É um processo mais delicado e, assim como a pintura industrial, deve ser realizado por profissionais qualificados.

Existem alguns estágios de jateamento, que são utilizados de acordo com o estado da superfície. Quanto mais ela se encontra deteriorada, o jateamento precisa ser mais intenso.

O procedimento de pintura industrial ocorre após o jateamento, que nem sempre é necessário.

A pintura ocorre com o auxílio de equipamentos profissionais, como as pistolas de pintura com diversas tecnologias.

Por fim, há a cura da peça, quando a tinta deve secar e depois acontece uma limpeza final.

Por que os navios são pintados? (Principais vantagens da pintura industrial naval)

vantagens da pintura industrial navios pintados

Dois profissionais suspensos em plataforma pintando um navio de vermelho, simbolizando as vantagens da pintura naval

Os navios são pintados por uma série de condições.

A principal razão para a pintura industrial naval acontecer é que ela é capaz de evitar a corrosão da estrutura naval, esta que é impulsionada pelo contato direto com o mar e com as ações do clima (raios solares, chuva, calor).

A tinta aplicada serve como uma barreira de proteção entre o aço e o meio ambiente. Sendo assim, toda a interferência externa deve ter o seu impacto diminuído até alcançar a superfície metálica de fato.

Contar com a pintura naval não só protege a estrutura contra corrosão, abrasão e micro-organismos marinhos, como também serve como isolante térmico e retardante de fogo.

Mais tipos de pinturas industriais e pintura de estruturas metálicas

Além da pintura industrial naval, existem muitos outros tipos de pinturas industriais que são utilizados em diversas áreas, incluindo a pintura de estruturas metálicas. 

Essas pinturas são projetadas para proteger o metal contra a corrosão do tempo e da água, além de melhorar sua aparência e prolongar a vida útil. Vamos conhecê-las?

Pintura intumescente

A pintura intumescente é um tipo de pintura industrial que é utilizada em estruturas metálicas para protegê-las contra o fogo. 

Esse tipo de pintura é projetada para inflar e formar uma camada protetora isolante quando é exposta a altas temperaturas, retardando a propagação do fogo. 

Ela é frequentemente utilizada em edifícios comerciais e residenciais, estruturas metálicas, instalações industriais, entre outros. 

Pintura industrial em plataforma e outros tipos de pintura offshore

A pintura offshore é outra opção para as estruturas metálicas, ela é essencial para a proteção dessas instalações em ambientes marítimos agressivos. 

Alguns exemplos de ambientes marítimos agressivos são: plataformas de petróleo, plataformas de energia eólica, embarcações, entre outros. 

A pintura offshore foi desenvolvida para resistir à corrosão e proteger e o metal contra os efeitos da água salgada, vento e outros agentes externos. 

Alguns dos tipos de pinturas industriais offshore incluem pinturas anticorrosivas, pintura epóxi, revestimentos de poliuretano e outros. 

O que é Estaleiro? Qual é a importância da Pintura de Estaleiros?

O estaleiro é uma instalação industrial onde as embarcações são construídas, reparadas ou mantidas. Sua pintura é essencial no processo de construção e manutenção de embarcações.

Isso porque ela ajuda a proteger a superfície da embarcação contra a corrosão e os efeitos do ambiente marítimo. 

Além disso, a pintura dos estaleiros também pode melhorar a aparência da embarcação e prolongar sua vida útil. 

A seleção adequada de tintas e a aplicação correta é fundamental para garantir a qualidade e durabilidade da pintura dos estaleiros. 

Veja a seguir a como funciona o processo de pintura industrial naval abaixo:

Etapas do processo de pintura industrial naval

processo de pintura industrial naval etapas

As etapas do processo de pintura industrial naval precisam ser executadas com bastante cuidado e atenção.

Primeiramente, há a preparação da superfície, em que é preciso remover toda tinta e primer antigo com solventes, lixadeiras pneumáticas ou jateamento abrasivo.

Além disso, é preciso que toda a superfície seja limpa com produtos desengordurantes e que retire manchas com alta performance.

O segundo passo será então proteger as partes da superfície que não receberam alguma tinta. Ou seja, é hora de dividir os espaços de acordo com as cores que serão aplicadas. Muitas vezes as estruturas são pintadas com mais de uma cor.

O terceiro passo deve ser realizar o teste de aplicação em uma superfície que pode ser descartada. A pistola de pintura deve ser calibrada e carregada com primer.

O quarto passo é a aplicação do primer em toda a estrutura. Após a cura do primer, será a hora da aplicação.

Então, em quinto lugar será a hora de aplicar a tinta mais adequada para o projeto.

Por fim, há a cura da estrutura, com a limpeza, se necessário.

É muito importante obedecer às indicações de uso dos equipamentos de pintura e dos revestimentos utilizados (primer e tinta).

Dois profissionais suspensos em plataforma usando airless para pintar um navio de vermelho, ilustrando o que é pintura industrial naval

Sendo assim, em resumo, as etapas da pintura industrial naval são:

  • preparação da superfície;
  • demarcação de áreas a serem pintadas;
  • aplicação de primer;
  • aplicação de tinta;
  • cura e limpeza final.

Pintura naval: tipos de tintas utilizadas (Exemplos)

A pintura naval é um processo fundamental na manutenção e construção de estruturas marítimas. Ela consegue evitar diversos danos por agentes externos. 

Para manter a durabilidade e a segurança da embarcação, é essencial escolher uma tinta adequada que ofereça uma alta proteção à superfície. Alguns exemplos de tintas são: 

  • Pintura antivegetativa: essa tinta foi desenvolvida para proteger a estrutura marítima contra o crescimento de organismos marinhos, como algas, cracas, entre outros;
  • Pintura epóxi: uma das mais populares no ramo de pintura naval. Ela é conhecida por sua durabilidade, resistência à abrasão e aderência superior;
  • Pintura poliuretano: esse tipo de tinta oferece uma pintura de alta qualidade com excelente resistência à abrasão, corrosão e intempéries;
  • Pintura de fundo: essa tinta foi desenvolvida especificamente para proteger o casco da embarcação contra a corrosão;
  • Pintura de acabamento: essa tinta é especialmente projetada para melhorar a aparência da embarcação; 

Esses são alguns tipos de tintas que podem ser utilizadas na pintura industrial naval. Geralmente, elas oferecem uma maior resistência e durabilidade para a superfície aplicada. 

Indústria naval no Brasil: Conheça um pouco mais sobre a indústria naval brasileira

A história da indústria naval no Brasil começa no século XX, quando as primeiras fábricas de construção naval foram instaladas no país. 

Desde então, a indústria naval brasileira foi se desenvolvendo significativamente, tornando-se muito importante para economia brasileira. 

Porém, nos anos 70 e 90, o setor naval brasileiro teve um grande crescimento, impulsionado pelo aumento da demanda por navios e embarcações. 

Atualmente, o Brasil tem focado em construir embarcações para o uso doméstico, como navios de carga, plataformas de petróleo, entre outros. 

Até hoje, a indústria naval brasileira é muito importante para o setor da economia, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico do Brasil. 

Pintura industrial naval: Normas e segurança

pintura industrial naval e suas normas de segurança

Com o objetivo de garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos na pintura industrial naval, é muito importante que sejam seguidas as normas de segurança. 

Segundo o Código Brasileiro de Pintura e Limpeza de Tanques (CBPLT), a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) é fundamental para a pintura industrial naval. 

Além disso, ela também destaca a importância do treinamento adequado dos trabalhadores envolvidos na pintura e a utilização de produtos e equipamentos de qualidade. 

Por fim, o CBPLT afirma que é essencial que exista um controle rigoroso das condições ambientais em que a pintura será realizada. 

Pintura industrial na proteção anticorrosiva

Se você está em busca de uma técnica que faça a proteção anticorrosiva do seu navio, a melhor alternativa é a pintura industrial naval. 

A corrosão é um dos principais problemas que atingem os navios, que estão em contato constante com a água salgada do mar. 

Então, a proteção anticorrosiva é fundamental para garantir a durabilidade e a segurança das embarcações. 

Esse tipo de proteção pode ser realizado de diversas maneiras, mas a mais utilizada é a pintura industrial naval. 

Ela é aplicada em diversas áreas do navio, como casco, convés, superestrutura e equipamentos. Porém, é essencial que a aplicação seja feita com a tinta ideal. 

Pintura industrial naval: Máquinas e Equipamentos

Para um ótimo acabamento da pintura industrial naval, é necessário contar com equipamentos e máquinas de alta qualidade.

É necessário para uma boa pintura naval utilizar uma pistola de pintura de alta qualidade, compressor de ar, misturador/reservatório de tinta e Equipamentos de Proteção Individual, como respiradores, óculos, luvas e vestes para todo o corpo.

Além disso, é preciso contar com os revestimentos corretos para a superfície. Existem uma série de normas, métodos e procedimentos de pintura industrial, inclusive que estabelecem padrões para pintura de metais e de estruturas navais.

Normalmente, as tintas mais utilizadas são:

  • epóxi;
  • poliuretano;
  • alquídica;
  • à base d’água.

Além disso, anti-incrustantes compostos de diversas substâncias também são utilizados.

Essa escolha depende bastante das condições da superfície e da região onde a estrutura se encontra.

Para projetos de pintura industrial naval é possível contar com as máquinas e equipamentos da Tornado!

A Tornado é uma fabricante e comerciante de máquinas altamente modernas, ágeis, econômicas para pintura industrial em geral.

Conheça as ferramentas para pintura industrial da Tornado e garanta uma pintura de acabamento perfeito!

Conclusão

A pintura industrial naval é fundamental para a manutenção de navios, plataformas de petróleo e gás, e demais estruturas que se encontram no mar.

Ela é capaz de proteger a superfície metálica dos danos causados pelo meio ambiente. Assim, as estruturas têm maior vida útil.

A pintura naval deve ser utilizada por profissionais qualificados e experientes, com equipamentos de alta performance e tintas especiais.

Leia também: “O que é Pintura Metalúrgica, importância e melhor forma de pintar diferentes tipos de metais”. 

Acesse nosso blog para conferir mais conteúdos, dicas e informações relevantes sobre pintura industrial!

 

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress