Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Bomba de Pintura
Pistola de Pintura
Tanque de Pressão
Bomba Duplo Diaframa
Acessórios p/ Pintura Industrial

Entenda tudo sobre o tratamento de superfície: seus tipos, vantagens e equipamentos

O tratamento de superfície é um processo fundamental que garante a qualidade e a durabilidade de diversos materiais. 

Nesse processo, é necessário aplicar uma camada protetora de algum produto para melhorar as propriedades físicas da superfície. 

Com isso, é possível melhorar a resistência à corrosão, abrasão, aderência e dureza de uma superfície. 

Atualmente, existem diversos tipos de tratamento de superfície, cada um com suas próprias características, vantagens e aplicabilidades específicas. 

A escolha do método de tratamento dependerá das necessidades da superfície, além do objetivo final desejado.

Para você conhecer um pouco melhor sobre cada tipo de tratamento de superfície, neste artigo, a Tornado explicará as características e vantagens de cada um. 

Qual a funcionalidade e em que consiste o tratamento de superfície?

O tratamento de superfície é um processo de modificação e revestimento da superfície de algum material, com o objetivo de melhorar suas propriedades e protegê-lo contra danos. 

O processo desse tipo de tratamento envolve a aplicações de técnicas específicas e materiais que criam uma camada protetora e melhoram a superfície. 

Como dito anteriormente, o tratamento de superfície pode ser feito em diversos materiais, como metais, plásticos, cerâmicas, vidros, entre outros. 

Por esse motivo, essas técnicas são utilizadas em inúmeros setores, como automotivo, aeroespacial, construção, eletrônico e outros. 

O tratamento de superfície pode ser efetuado de inúmeras maneiras, com a aplicação de revestimentos químicos, mecânicos e térmicos. 

Durante o processo de aplicação, é necessário a utilização de técnicas de deposição a vácuo ou pulverização.

Qual é o objetivo do tratamento de superfície?

O objetivo principal do tratamento de superfície é melhorar as propriedades físicas ou químicas de uma superfície, independentemente do material. 

Esse tipo de tratamento pode ser utilizado para melhorar a resistência, abrasão, desgaste, aderência e dureza de alguma superfície. 

Em alguns casos, essas técnicas podem ser usadas para proteger um material contra danos ambientais, como exposição à umidade, luz solar, produtos químicos e outros. 

No entanto, esse tratamento também é muito popular para melhorar a aparência estética de algum material, transformando sua aparência em mais atraente. 

Ou seja, o objetivo principal do tratamento de superfície é melhorar a qualidade da superfície de algum material, deixando-o mais atraente e resistente. 

Vantagens do processo de tratamento de superfície

Diversas áreas, como indústria, automotiva, aeronáutica, eletrônica e outras, utilizam o tratamento de superfície por conta de suas vantagens. 

Essa técnica se popularizou por conta dos benefícios que ela pode proporcionar a uma superfície, na maioria das vezes, transformando-a em quase “novo”. 

Mas, quais são as vantagens do processo de tratamento de superfície? Conheça a seguir alguns benefícios que essa técnica pode proporcionar: 

  • Melhora a aparência estética: Esse tipo de tratamento melhor a aparência da peça ou objeto, deixando-a com a aparência melhor e com um acabamento refinado;
  • Protege contra a corrosão: Essa técnica tem consegue proteger as peças ou objetos contra a corrosão, impedindo a oxidação e prolongando a vida útil;
  • Aumenta a resistência mecânica: Quando falamos sobre resistência mecânica, estamos nos referindo a deixar a peça mais resistente contra desgaste e impactos;
  • Facilita a limpeza: Algumas superfícies podem ser difíceis de limpar, mas com o tratamento de superfície essa tarefa pode se tornar mais simples;
  • Adiciona propriedades funcionais: Em algumas peças, essa técnica pode adicionar propriedades funcionais, como resistência a altas temperaturas;
  • Redução do atrito: Por fim, o tratamento de superfície também pode reduzir o atrito, diminuindo o desgaste da peça. 

Essas só são alguns exemplos de benefícios que o tratamento de superfície pode proporcionar. Dependendo da peça, ele pode oferecer mais vantagens ainda. 

Quais são os tipos de tratamento de superfície?

Profissional com luva passando pincel no chão, demonstrando como é feita uma etapa do tratamento de superfície

Existem diversos tipos de tratamento de superfície, cada um com suas características e vantagens próprias. 

Então, é muito importante, antes de escolher o tipo a ser utilizado, saber qual é o objetivo do tratamento da superfície do material. Um dos principais tipos de tratamento de superfície são: 

  • Térmicos e Termoquímicos: Os tratamentos térmicos e termoquímicos fazem parte dos tratamentos de superfície para os aços, as ligas cuprosas e muitos outros tipos de ligas metálicas;
  • Revestimento da Superfície: Técnica que consiste em aplicar uma camada protetora sobre a superfície de um material, proporcionando maior resistência e durabilidade. Alguns revestimentos são: por chama, placagem, revestimento e galvanização;
  • Tratamento Mecânico: Esse tratamento acontece através de meios mecânicos, com o objetivo de modificar as propriedades da camada superficial. Um exemplo dessa técnica é a grenalhagem e a funcionalização a laser; 
  • Ativação por plasma de superfície: Essa técnica utiliza plasma para modificar a superfície de um material, melhorando suas propriedades adesivas, condutivas e estéticas. 

Esses são alguns dos principais tipos de tratamentos de superfície disponíveis no mercado. No entanto, dependendo do material a ser tratado, outras técnicas podem ser necessárias. 

Como é feito o tratamento de superfície para pintura? 

O tratamento de superfície é um processo muito importante para garantir a aderência da tinta ou do revestimento na superfície do material. 

O processo pode variar de acordo com o material, o tipo de tratamento de superfície escolhido e a pintura que será aplicada. 

No entanto, existe um processo padronizado que deve ser feito em qualquer tipo de tratamento de superfície, sendo eles: 

  • Limpeza: Primeiramente, é necessário remover qualquer sujeira, óleos, graxas ou outros contaminantes da superfície antes da aplicação da pintura. A limpeza pode ser feita com detergentes, solventes ou jateamento abrasivo;
  • Remoção de oxidação e corrosão: Caso a superfície tenha sinais de oxidação ou corrosão, é necessário removê-las para garantir uma aderência melhor da tinta. Isso pode ser feito com jateamento abrasivo, escovação mecânica ou química;
  • Preparação da superfície: O próximo passo é preparar a superfície para a pintura. Nessa fase, talvez será necessário incluir a aplicação de uma camada de primer ou selante para proteger o material e melhorar a aderência da tinta;
  • Aplicação da tinta: Passado essas etapas, a tinta já pode ser aplicada por pulverização, rolo ou pincel. A maneira de aplicação dependerá da tinta que você escolheu. Então, siga as instruções estabelecidas pelo fabricante;
  • Acabamento: Uma vez que a tinta tenha secado por completo, está na hora de aplicar um acabamento, como verniz ou resina, para proteger a pintura e melhorar sua aparência. 

E, pronto! Seu tratamento de superfície por pintura já está finalizado. É válido ressaltar que essas etapas podem mudar de acordo com o tipo de técnica escolhida. 

Equipamentos, serviços e outros detalhes sobre tratamento de superfícies metálicas

Equipaments para tratamento de superfície do chão antes de receber pintura

Para realizar o tratamento de superfícies é importante ter os equipamentos e serviços certos para realizar a aplicação do produto. 

Isso porque não são todas as pessoas que podem realizar esse tipo de aplicação. Recomendam-se somente profissionais especializados realizarem esse tipo de serviço.

Além disso, esses profissionais devem ter os equipamentos corretos para efetuarem um serviço com êxito. Na Tornado, você encontra as máquinas necessárias para sua pintura. 

A Tornado é especializada em pintura industrial, sendo pioneira na fabricação de equipamentos de pintura no Brasil. 

Oferecemos diversas soluções que vão desde a pintura até a instalação de sistemas complexos em fábricas e empresas. 

Então, se você deseja ter um tratamento de superfície qualificado e de excelência, conte com os serviços e máquinas da Tornado. Entre em contato e faça seu orçamento! 

Conclusão 

O tratamento de superfície é fundamental se você deseja prolongar a vida útil de qualquer material. Ele promove mais resistência e durabilidade para qualquer tipo de peça.

O objetivo principal dessa técnica é garantir que a superfície do material esteja protegida contra danos externos que podem prejudicar sua estética e durabilidade. 

Existem alguns tipos de tratamento para superfície, cada um possui suas próprias técnicas, características e vantagens. 

Então, é essencial que você saiba o seu objetivo com esse tipo de tratamento, para escolher a técnica correta a ser utilizada. 

Por fim, não se esqueça de contar com os materiais adequados para a aplicação dos produtos. Caso não tenha experiência na execução, conte com a ajuda de um profissional.

Leia também “Pintura offshore: O que é esse tipo de pintura industrial e exemplos de serviços”

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress