Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Bomba de Pintura
Pistola de Pintura
Tanque de Pressão
Bomba Duplo Diaframa
Acessórios p/ Pintura Industrial

Tintas epóxi e poliuretano: quais são suas aplicações e suas diferenças!

As tintas epóxi e poliuretano são muito populares no mercado para a pintura, já que proporcionam um revestimento durável e de qualidade. 

No entanto, algumas pessoas ainda têm dificuldade de escolher entre as duas tintas, já que ambas promovem muita qualidade. 

Apesar delas serem semelhantes em quesito de qualidade, sua principal diferença é a resistência em condições climáticas e pela espessura e variedade de materiais. 

Antes de escolher a melhor opção para a sua pintura, é fundamental conhecer a superfície que a tinta será aplicada. 

Dessa maneira, você saberá qual é a tinta ideal para o seu tipo de pintura: a epóxi ou poliuretano. Para ajudá-lo nessa decisão, a Tornado explicará a diferença entre ambas. 

Qual a diferença entre tinta epóxi e poliuretano (PU)? 

Como dito anteriormente, a tinta epóxi e poliuretano (PU) são dos tipos de revestimentos que proporcionam uma alta qualidade, durabilidade e acabamento para superfícies. 

A principal diferença das tintas epóxi e poliuretano é a resistência às condições climáticas e pela espessura, como introduzido. 

Portanto, a tinta poliuretano acaba sendo mais resistente à luz solar, à chuva e à imersão em água, possuindo proteção contra raios UV e mantendo a cor por mais tempo. 

Ou seja, ela é mais indicada para ambientes externos ou que sofrem choques térmicos.

Já a tinta epóxi é mais espessa e utiliza uma grande variação de resinas e polímeros, possuindo resistência química e física e ajudando na impermeabilização do local. 

Então, ela acaba sendo mais indicada para ambientes internos ou que exigem demarcação de áreas. 

Por isso, a escolha entre as duas tintas dependerá do tipo de superfície, da forma de aplicação, do tempo de secagem e das exigências do cliente.

Diferença entre piso epóxi e piso poliuretano 

A principal diferença entre o piso epóxi e o piso poliuretano é que o primeiro é mais indicado para áreas internas e o segundo para áreas externas. 

Como dito anteriormente, a tinta epóxi possui uma resistência química e física maior, mas não resiste bem à luz solar. 

Já a tinta poliuretano possui uma proteção contra raios UV e resiste a choques térmicos e desgastes. Porém, ambas opções promovem um piso brilhante, homogêneo e durável. 

Aplicações: para que serve a tinta poliuretano? E a epóxi? 

A tinta de poliuretano é produzida à base de poliuretano, um produto que é sólido e impermeável, que oferece maior proteção e durabilidade para superfícies extremas. 

Portanto, ela é bastante utilizada no mercado automotivo e de containers, pois oferece mais resistência aos raios UV, à chuva e ao desgaste. 

Além disso, ela também pode ser aplicada em madeiras, alvenaria, geladeiras, freezers, estufas, isolamento térmico e painéis para construção civil. 

Já a tinta epóxi é um material produzido a partir da resina epóxi, formando uma camada mais grossa e brilhante sobre uma superfície.

Devido a isso, ela é mais utilizada em pisos de concreto, já que possui mais resistência e durabilidade, ajudando na impermeabilização da superfície. 

Porém, ela também pode ser aplicada em metais, cerâmicas, azulejos e paredes internas. 

Epóxi ou Poliuretano: Qual escolher? Veja quando usar cada uma

Profissional com EPIs como máscara e macacão, usando equipamento para aplicar tinta epóxi ou poliuretano no teto

A escolha entre epóxi e poliuretano dependerá do tipo de superfície que você está querendo pintar, além do ambiente e do resultado desejado. 

No entanto, é válido ressaltar que tanto o epóxi ou poliuretano são ótimas escolhas para o revestimento de pisos. 

O piso poliuretano vem sendo muito utilizado no Brasil, devido às suas propriedades surpreendentes. 

Se comparado ao epóxi, os revestimentos em PU possuem uma melhor aderência aos diversos tipos de substrato que exijam alta propriedade mecânica. 

Já o epóxi é um revestimento indicado para áreas em contato com o sol, sendo resistente a desgastes e choque térmicos. 

Portanto, a pintura ideal para o que você precisa dependerá do tipo de superfície que será revestida. 

Quando fazer pintura com tinta Epóxi 

A pintura com tinta epóxi é utilizada para criar uma espécie de camada protetora de plástico termofixo, reforçando a estrutura da superfície. 

Portanto, quando é utilizado nos pisos, por exemplo, não precisa a necessidade de rejuntes ou emendas, originando uma camada única. 

Então, a tinta epóxi é bastante utilizada para a pintura de pisos, vidros, metais e azulejos em banheiros, cozinhas e lavanderias. 

Onde usar tinta Poliuretano (PU)

A pintura PU (Poliuretano) é mais eficaz para o revestimento de superfícies como cimentados, tubulações, estruturas metálicas e tanques. 

Além da resistência oferecida pela tinta poliuretano, a PU possui um alto brilho único e não exige a aplicação de vernizes quando direcionada ao setor automotivo. 

Afinal, qual é melhor: tinta epóxi ou poliuretano?

Tanto a tinta epóxi quanto a poliuretano possuem suas vantagens e desvantagens. A escolha entre ambas dependerá do tipo de aplicação e resultado desejado. 

Como dito anteriormente, a epóxi é uma tinta utilizada para a criação de uma camada protetora de plástico termofixo, reforçando a estrutura da superfície. 

Por isso, ela é muito utilizada na pintura de azulejos, pisos, vidros, metais, cozinhas, entre outros. Superfícies que necessitam de mais proteção no dia-a-dia.

Agora, a tinta PU é mais voltada para o revestimento de superfícies como cimentados, tubulações, estruturas metálicas e tanques. Com ela, a estrutura tem mais resistência e melhor brilho. 

Além disso, a tinta poliuretano é mais resistente à ação solar e outros fatores climáticos. Ou seja, a escolha entre ambas dependerá do objetivo da sua aplicação. 

Onde encontrar equipamentos para aplicar tinta epóxi poliuretano?

Profissional de luvas segurando galão de tinta epóxi ou poliuretano amarela, despejando o conteúdo no chão

Para aplicar a tinta epóxi e poliuretano, é necessário ter os equipamentos para pintura corretos. Ou seja, não é qualquer pessoa que pode realizar a aplicação. 

Portanto, esse serviço, geralmente, é realizado por uma equipe especializada, com as máquinas certas para tudo sair nos conformes.

No entanto, caso você precise aplicar a tinta e não possui os equipamentos corretos, você pode contar com a Tornado. 

Atuamos no ramo de pintura industrial desde 1988, utilizamos tecnologia internacional para oferecer os melhores produtos e equipamentos. 

Então, acesse nosso site e veja as máquinas disponíveis para a pintura com epóxi e poliuretano e faça um serviço de alta qualidade! 

Conclusão 

Escolher entre a tinta epóxi e poliuretano para o revestimento de superfícies pode ser uma decisão difícil de se fazer, já que ambas entregam uma alta qualidade. 

No entanto, é importante lembrar que, apesar de ambas serem de qualidade, cada uma possui suas próprias características. 

Então, a tinta epóxi será funcional para um tipo de revestimento e a poliuretano para outro. Por isso, é importante saber as vantagens e desvantagens de cada uma. 

Porém, ambas as tintas são excelentes escolhas para o revestimento de uma superfície. O que mudará na escolha é somente a finalidade de aplicação. 

Lembre-se, a aplicação desses produtos devem ser feitos com os equipamentos profissionais e uma equipe especializada. 

Leia também “Pintura offshore: O que é esse tipo de pintura industrial e exemplos de serviços”

Compartilhar:

Artigos Relacionados

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress