Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Bomba de Pintura
Pistola de Pintura
Tanque de Pressão
Bomba Duplo Diaframa
Acessórios p/ Pintura Industrial

Como Usar Máquina de Pintura Airless: Um Guia Passo a Passo para Utilização Eficiente!

Os equipamentos de pintura Airless são inovadores e realizam o serviço de pintura com rapidez e qualidade superiores se comparados aos métodos de pintura tradicionais, como o rolo e o pincel. 

Além disso, os equipamentos realizam o serviço de pintura sem causar respingos e sem desperdício de tinta ou massa. 

Esses equipamentos podem ser utilizados para a realização de pintura interna e principalmente externa e industrial. 

As máquinas da Airless não utilizam ar comprimido e pulverizam a tinta uniformemente até mesmo sobre superfícies irregulares, com rachaduras e texturas. 

Porém, para que o trabalho fique com a qualidade desejada também é necessário que o profissional domine o uso dos equipamentos. 

Por isso, agora você vai receber algumas dicas de como usar equipamentos de pintura Airless. 

Antes de usar algum dos equipamentos Airless e no caso de alguma dúvida durante o uso, é importante consultar o manual do fabricante. 

O que é pintura airless?

A pintura airless é um método de aplicação de tinta que utiliza uma máquina de pintura airless para pulverizar a tinta em uma superfície. 

Diferentemente dos métodos tradicionais de pintura, onde a tinta é aplicada com pincel ou rolo, a pintura airless usa a alta pressão para atomizar a tinta e criar uma névoa fina. 

Uma das principais características da pintura airless é a sua eficiência e velocidade. Sua alta pressão permite uma cobertura rápida de grandes áreas. 

Dessa maneira, você pode economizar tempo e esforço em comparação com outros métodos convencionais. 

A névoa fina gerada pela pistola airless adere de uma maneira mais consistente à superfície, resultando em uma cobertura mais homogênea. 

Como funciona o sistema de pintura airless?

Para saber como usar máquina de pintura airless, é necessário conhecer como funciona o seu sistema. 

Ele é composto por uma bomba de alta pressão, uma pistola de pulverização e uma mangueira de alimentação.

A bomba de alta pressão é o componente principal do sistema. Sua função é pressurizar a tinta e fornecer a energia necessária para pulverizá-la através da pistola. 

No sistema da pistola de pulverização a tinta é pressurizada da bomba e é transformada em uma névoa fina para ser aplicada na superfície. 

A pistola tem um gatilho que controla o fluxo de tinta e um bico especializado para a pulverização. 

Quando o gatilho é acionado, a tinta pressurizada é liberada pelo bico da pistola. O bicos possui uma pequena abertura que, devido à alta pressão, força a tinta a passar por ele. 

Em resumo, o sistema de pintura airless é composto por uma bomba de alta pressão, uma pistola de pulverização e uma mangueira de alimentação. 

Quais as vantagens e desvantagens da pintura airless?

como usar maquina de pintura airless

Para saber como usar máquina de pintura airless, é necessário conhecer suas vantagens e desvantagens. 

Para você conhecer melhor os métodos, a seguir, a Tornado separou os prós e contras da pintura airless. Vamos conhecê-las? 

Vantagens

Uma das maiores vantagens da pintura airless é a sua eficiência e velocidade. A utilização de uma máquina airless permite cobrir grandes áreas em um curto período de tempo. 

Além disso, a pintura airless oferece uma cobertura mais uniforme e profissional, pois a tinta é pulverizada em uma névoa fina que adere rapidamente na superfície. 

Outra vantagem da pintura airless é a capacidade de alcançar áreas de difícil acesso. Devido à alta pressão da tinta, é possível atingir cantos e reentrâncias, 

Para fechar com chave de ouro, a pintura airless também pode ser aplicada em uma ampla variedade de superfícies, incluindo paredes, tetos, portas, móveis, entre outros. 

Desvantagens

Não podemos esquecer que toda vantagem possui suas desvantagens. Não seria diferente com a pintura airless. 

Um dos aspectos negativos da pintura airless é o custo inicial mais elevado. A máquina airless pode ser mais cara do que os métodos de pintura tradicionais. 

Além disso, a pintura airless requer uma certa habilidade e prática para ser realizada da maneira ceira.  

Apesar das vantagens, para saber como usar máquina de pintura airless é necessário considerar os contras, como custo elevado, a alta geração de névoa e a necessidade técnicas de pintura. 

Como usar máquina de pintura airless?

Mas afinal, como usar máquina de pintura airless? Para você saber como usar o sistema airless, separamos um passo a passo eficaz. Veja abaixo! 

  • Verifique se os filtros estão limpos: Antes de iniciar o processo de pintura, verifique se os filtros estão limpos. Os filtros ajudam a remover a tinta e evitar obstruções nos bicos da pistola de pulverização;
  • Lubrifique o equipamento: Não se esqueça de lubrificar o seu equipamento para manter o bom funcionamento da máquina de pintura airless. Para isso, consulte o manual do fabricante para obter orientações específicas de higienização;
  • Retire o ar do sistema: Após a lubrificação, é fundamental retirar o ar do sistema airless. Você pode fazer isso abrindo as válvulas de alívio de ar ou acionando o gatilho da pistola em um recipiente vazio até que a tinta seja pulverizada uniformemente, sem bolhas de ar;
  • Coe a tinta: Antes de colocar a tinta no sistema airless, é importante coá-la para remover quaisquer partículas ou sedimentos indesejados. Para isso, você pode utilizar um filtro de tinta ou um coador de tinta;
  • Inicie a pintura: Após realizar todos os passos anteriores, você estará pronto para começar a pintar com a máquina airless. 

Seguindo essas instruções, você conseguirá realizar uma pintura de qualidade e com um acabamento perfeito. 

No entanto, lembre-se de seguir as orientações de segurança ao utilizar a máquina de pintura airless, como o uso de equipamentos de proteção individual, como óculos de segurança e máscara respiratória.

Como manusear a pistola da máquina de pintura airless?

pistola de maquina de pintura airless

É normal não saber como manusear uma pistola airless, especialmente se essa for a primeira vez que estiver realizando esse tipo de serviço. 

Para você não ter problemas no manuseio do equipamento, siga as instruções a seguir para ter uma pintura de qualidade. Veja:

  • Se você nunca usou um equipamento de pintura Airless, faça a pintura em uma pequena parte de outra superfície antes de pintar a superfície desejada;
  • Mantenha a pistola em ângulo reto com a parede;
  • Inicie a pintura de cima para baixo e da esquerda para a direita;
  • Movimente a pistola em uma velocidade constante ;
  • Não pare com a pistola em um só lugar para evitar que a tinta fique concentrada em um lugar só.

Como realizar a limpeza da máquina de pintura airless?

Além de dicas de como usar equipamentos de pintura Airless, você também vai ter dicas de limpeza e segurança. Antes de tudo é importante seguir as indicações de limpeza presentes na parte superior do pulverizador e no manual do equipamento. Além disso:

  • Tenha cuidado com a alta pressão do equipamento;
  • Libere a pressão do equipamento;
  • Desaperte a ponta de pulverização e remova a válvula;
  • Limpar com água as pistolas que usam tintas à base de água e com diluente as à base de solventes.

Quais devem ser as medidas de segurança ao usar a máquina de pintura airless?

Ao utilizar uma máquina de pintura airless, é importante adotar medidas de segurança adequadas para garantir a proteção do operador e de outras pessoas presentes no ambiente. 

Essas medidas visam minimizar riscos e prevenir acidentes durante o processo de pintura. Veja as instruções que devem ser seguidas para ter uma pintura de segurança: 

  • Use os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como roupa de proteção, luvas, óculos e máscaras que cobrem a boca e o nariz;
  • Trave a pistola quando for montar ou desmontar o bico;
  • Aterre o equipamento ao fio terra, para que não saiam faíscas quando estiver usando;
  • Use a pistola com a capa protetora;
  • Não aponte a pistola Airless para alguém ou para si mesmo, pois a pressão é muito forte e pode causar ferimentos;
  • Não deixe a pressão alimentar da mangueira ultrapassar a pressão registrada.

Onde encontrar a melhor máquina de pintura airless?

Agora que você já sabe algumas dicas de como usar equipamentos de pintura Airless, conheça a Tornado. 

A Tornado foi a primeira empresa brasileira a fabricar equipamentos Airless elétricos e pneumáticos.

Ela é uma empresa que faz a fabricação e instalação de equipamentos de distribuição de fluídos e fornece diversos equipamentos de pintura Airless. Entre os equipamentos oferecidos há bombas, pistolas e acessórios como mangueiras, filtros e bicos.

A empresa tem parceria com empresas internacionais e importa tecnologias que ainda são inexistentes no Brasil. Para comprar um equipamento de pintura Airless basta entrar em contato com a Tornado.

Se você deseja ter uma pintura de qualidade com equipamentos de confiança, conte com a Tornado. Entre em contato conosco e faça seu orçamento! 

Conclusão

Chegamos ao fim! Então, é fundamental seguir as medidas de segurança ao utilizar uma máquina de pintura airless, garantir a proteção do operador e um ambiente seguro. 

Utilizando equipamento de proteção individual (EPIs), como óculos de segurança, luvas e máscara respiratória. 

Além disso, lembre-se de realizar uma inspeção prévia da máquina de pintura airless, assegurando-se de sua correta funcionalidade e condição. 

Vale ressaltar que a pintura airless é uma técnica eficiente e versátil, e com o devido cuidado e conhecimento, é possível obter excelentes resultados! 

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress