Pintura Airless: Como funciona, Vantagens e Equipamentos

adquirir equipamentos airless
Como escolher os bicos e as mangueiras de pintura Airless
novembro 22, 2021
pintura airless

Pintura Airless, como funciona? A Pintura Airless funciona por pulverizador, que aumenta a velocidade dos procedimentos e possibilita uma melhor cobertura.

Pintura Airless, como funciona? O Sistema Airless é um dos procedimentos de pintura mais potentes na indústria, possibilitando uma aplicação muito mais rápida comparando a um sistema normal com ar comprimido.

Por trabalhar com altas pressões, a Pintura Airless dispensa a necessidade de uso de ar comprimido na pistola, sendo que apenas as bombas de tinta são pneumáticas para que possam trabalhar com tintas inflamáveis sem risco.

Dessa forma, permitem uma maior velocidade na sua execução, além de um resultado final bastante satisfatório.

O uso do Sistema Airless também promove uma redução no desperdício de matéria-prima, pois ao invés de pulverizar o fluído com ar comprimido, lança o mesmo a altas pressões nas peças, diminuindo consideravelmente a névoa de tinta e acelerando o processo.

Se você quer saber como funciona a Pintura Airless e todos os benefícios de adotar esse procedimento na indústria, continue neste artigo!

O que é a Pintura Airless?

pintura airless como funciona

O princípio consiste em fazer a tinta a alta pressão ( de 100 a 500 bar )passar por um orifício de diâmetro reduzido ( na maioria dos casos, menos de 1mm ). A tinta sai pura da pistola a altíssimas pressões, e ao invés de se misturar com ar comprimido como ocorre nas pistolas convencionais, ela é lançada na peça. 

Esse método consegue espalhar a matéria prima na peça praticamente sem formar névoa e sem respingos, permitindo um serviço muito rápido, bem como aplicar resinas de maior viscosidade se comparado com sistemas tradicionais.

O uso de pistolas com ar comprimido, em contrapartida, faz com que a tinta pulverize bastante, gerando problemas como o desperdício de tinta, pois faz muita névoa na pintura.

O sistema Airless compõe-se das seguintes partes:

1: Bomba de alta pressão (Bomba Airless);

A: bomba de alta pressão aspira o material do recipiente e o bombeia até a pistola através de uma mangueira de alta pressão. Na indústria, ou quando existe a necessidade de se aplicar produtos inflamáveis, todas as bombas Airless são pneumáticas. Existem também bombas elétricas, destinadas exclusivamente à construção civil.

B: Pistola de pulverização. Essa se caracteriza pelo bico de pulverização de metal duro que limita a vazão de tinta e dá a abertura do leque. Existem bicos que fornecem leques planos com vários ângulos de abertura e bicos com leques redondos para pintura interna de tubulações. 

pintura airless como funciona

As principais vantagens da pintura Airless são:

A: A vazão é geralmente maior, proporcionando aplicação muito mais rápida, obtendo-se maiores camadas por demão.

B: A perda de material é menor porque o leque é nitidamente limitado diminuindo o overspray de 30% a 70%.

c: A tinta poderá ser bem mais viscosa, isto é, conter menos solvente, o que possibilita maiores camadas por demão, podendo reduzir o número de demãos e economizando solventes e tempo.

D: O consumo de ar comprimido é em regra ⅓ do consumo que uma pistola convencional gastaria para fazer o mesmo serviço.

E: A poluição no local de trabalho é reduzida consideravelmente, protegendo a saúde dos pintores e diminuindo os riscos de incêndio.

A Pintura Airless é uma técnica moderna e com diversos benefícios para aqueles que desejam velocidade e melhores acabamentos.

Portanto, se você buscava por Pintura Airless como funciona, agora já conhece os benefícios de optar por esse tipo de serviço sempre que necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *