Saiba como fazer orçamento de pintura industrial em 5 passos simples!

misturador de tinta industrial
Misturador de Tinta Industrial: entenda o que é e como funciona
maio 19, 2022
como fazer orçamento de pintura

Você já sabe como fazer orçamento de pintura industrial? Precificar o seu serviço é um passo muito importante, mas nem sempre é uma tarefa fácil.

Cobrar um valor muito alto pode afastar os clientes, mas se estabelecer um valor muito baixo, fica difícil arcar com as despesas de material e mão de obra e ainda ficar com um lucro.

É preciso encontrar o equilíbrio ideal para determinar um preço justo para o cliente e também para você. 

Para entender como fazer isso, continue a leitura deste artigo com a gente e confira um guia prático para montar um orçamento justo.

Afinal, como fazer um orçamento de pintura industrial?

orçamento de pintura pronto

Uma das primeiras dicas para quem deseja saber como fazer orçamento de pintura industrial é ficar atento para não desvalorizar o seu trabalho.

Muitas vezes, os profissionais estabelecem um valor bem abaixo do mercado para o seu serviço por diversos motivos, seja por insegurança ou pela necessidade de receber algum dinheiro. 

Contudo, isso é prejudicial para o trabalho e acaba desvalorizando sua imagem no mercado. No futuro, pode ser mais difícil aumentar o valor, por exemplo.

Por isso, o ideal é considerar alguns fatores desde o seu primeiro trabalho como pintor.

Lembre-se que você também tem gastos para realizar o procedimento de pintura industrial, como:

  • materiais de pintura;
  • ferramentas;
  • alimentação;
  • transporte.

Tudo isso deve ser analisado na hora de precificar o seu serviço, junto com outros pontos que vamos compartilhar com você a seguir. 

Quais fatores levar em consideração ao montar um orçamento de pintura?

Como vimos, existem diversos fatores que influenciam no valor de um orçamento de pintura, por isso os preços variam de um serviço para outro.

É importante ter uma base com alguns pontos que não podem ficar de lado na sua avaliação para definir o orçamento da pintura. 

Para entender como fazer orçamento de pintura completo e justo, confira os principais fatores a serem considerados na precificação abaixo.

1. Considere a superfície que será pintada

O primeiro ponto a ser avaliado é a área que receberá a pintura, afinal diferentes superfícies exigem cuidados e processos específicos. 

Pintar móveis de madeira é uma demanda totalmente diferente de uma pintura anticorrosiva em máquinas industriais, certo? 

Por isso é fundamental saber alguns detalhes sobre a superfície, como:

  • necessidade de tratamentos específicos;
  • condições da estrutura;
  • material da superfície;
  • tamanho.

Avalie se a área precisa de raspagem, se apresenta mofo, infiltrações, buracos ou algum tipo de dificuldade, por exemplo. 

Caso a superfície precise de algum tipo de pré tratamento para receber a pintura, é necessário considerar o valor do processo no orçamento.

2. Quantidade de material necessário

Ao analisar o tamanho, material e condições da superfície, você já consegue definir a quantidade de tinta e outros produtos necessários para concluir a pintura. 

Faça uma lista com todos os materiais que serão utilizados no processo, desde as máquinas de pintura industrial até a quantidade prevista de tinta. 

Dessa forma, fica mais fácil organizar as despesas e entender quanto precisará ser investido em material para realizar cada tipo de serviço. 

Veja alguns equipamentos mais comuns:

  • escova de aço e rotativa elétrica;
  • raspadores de tinta;
  • pistola de pintura;
  • desempenadeira;
  • lixadeira;
  • espátula;
  • escada;

Lembre-se de incluir na lista produtos para preparo e tratamento da superfície, caso essa etapa seja necessária. 

3. Tipo de material utilizado

Para calcular quanta tinta será gasta na pintura, é importante saber o rendimento do produto que será utilizado. 

Aqui, é preciso antes lembrar de alguns pontos já citados no primeiro item dessa lista, como o tamanho da área e o tipo da superfície a ser pintada.

Isso interfere diretamente na escolha do produto para aplicação, na quantidade e até mesmo no equipamento a ser utilizado.

como fazer orçamento de pintura automotiva

Um dispositivo de pintura airless, por exemplo, garante mais eficiência e melhor aproveitamento da tinta. 

Além disso, é muito importante definir o melhor tipo de tinta a ser aplicado, pois os preços dos produtos podem variar e assim alterar o orçamento. 

4. Mão de obra

Saber quanto custa mão de obra de pintura também é um ponto importante para entender como fazer orçamento de pintura e definir um preço justo. 

Além da diária pelo seu serviço, considere também o valor da diária do seu ajudante ou da equipe, caso esse tipo de contratação seja necessária. 

Não existe um valor padronizado para mão de obra na área da pintura, por isso cada profissional é livre para definir o preço do seu serviço.

Entretanto, existem alguns pontos que ajudam nessa precificação como, por exemplo:

  • método de pintura utilizado;
  • valor médio do mercado;
  • qualidade dos materiais;
  • concorrência na região;
  • experiência na área.

5. Tempo de serviço

Por último, mas não menos importante, faça uma previsão sobre quanto tempo levará para que o serviço seja finalizado.

Isso vai depender muito do estado da superfície e do tamanho da área a ser pintada, principalmente. 

Todos os fatores elencados acima nesses passos sobre como fazer orçamento de pintura vão te ajudar a ter ideia do tempo de serviço.

Além disso, também fica mais fácil saber quanto você leva para realizar cada pintura com a experiência no trabalho.

O tipo de dispositivo utilizado para pintura também influencia bastante neste ponto. 

Um trabalho realizado com pincel e rolo, por exemplo, leva muito mais tempo do que uma pintura feita com pistola airless

Ao definir o tempo de serviço, calcule também outras despesas, como os custos de transporte e alimentação durante esse período.

Conclusão

Saber como fazer orçamento de pintura é um passo fundamental para precificar o seu serviço da maneira correta e mais justa para todos os lados.

Cada profissional é livre para definir o preço do seu trabalho, mas é importante haver um equilíbrio para não ser injusto com o cliente e ao mesmo tempo garantir o seu lucro, afinal, essa é sua fonte de renda.

Ao longo deste conteúdo, você descobriu alguns pontos importantes para considerar na hora de definir um valor para cada pintura. 

Como vimos, existem diversos fatores que influenciam nesse valor e conhecê-los é o primeiro passo para saber como fazer orçamento de pintura.

Aproveite as dicas deste artigo para criar uma base e facilitar a definição de orçamentos no seu serviço, esperamos ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *