Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Bomba de Pintura
Pistola de Pintura
Tanque de Pressão
Bomba Duplo Diaframa
Acessórios p/ Pintura Industrial

Agitador pneumático para tinta: O que é, níveis e como reduz custos

Um agitador pneumático para tinta é um equipamento utilizado para agitar, misturar, dissolver ou homogeneizar soluções líquidas com ou sem a presença de sólidos. 

Frequentemente utilizado na indústria de pinturas, esse equipamento garante segurança e reduz riscos de explosões e incêndios durante o manuseio de substâncias inflamáveis, além de ser ideal para o trabalho com tintas e solventes.

Cada misturador pneumático é dimensionado para casos específicos. O tamanho total do equipamento, assim como a largura da haste, o diâmetro das hélices e a potência do motor são influenciados diretamente pelo tipo de líquido que será misturado. Conheça esse equipamento e suas funcionalidades.

O que é agitador pneumático para tinta? E para que serve, no geral?

O agitador pneumático para tinta é um misturador vertical que funciona à base de ar comprimido e é utilizado para misturar ou agitar substâncias líquidas e/ou viscosas. 

A indústria de tintas é considerada área classificada — local sujeito a probabilidade de explosões —, por conta disso, é necessário possuir os equipamentos corretos para manusear as substâncias utilizadas na fabricação das tintas.

É nesse contexto que o agitador de tinta pneumático se faz necessário. O equipamento é indicado para fazer a mistura, agitação ou dissolução de líquidos como tintas e solventes de forma segura.

Seu design impede a propagação de possíveis gases gerados no momento da agitação, além de não causar faíscas elétricas e nem gerar aquecimento, o que reduz o risco de incêndios e aumenta a segurança geral.

As dimensões do equipamento normalmente variam a depender da demanda, por conta disso, no momento da compra o cliente deve considerar todos os detalhes de seu projeto.

Informações como tipo do produto que será misturado; sua viscosidade; finalidade do processo; modelo, tamanho e volume do tanque onde o agitador pneumático para tinta será instalado, devem ser levadas em conta no momento da escolha do misturador pneumático.

Agitador pneumático para tinta: aplicações

Para atender os diversos tipos de demanda, o agitador pneumático para tinta possui três aplicações:

  • Homogeneização de resinas;
  • Mistura de fluidos viscosos;
  • Dissolução de materiais sólidos em meios viscosos ou com formação de subprodutos altamente viscosos;

Vale ressaltar que nem sempre a potência máxima é a ideal. A escolha do nível de agitação, o que será abordado no próximo tópico, dependerá do tipo da aplicação e da substância que será agitada.

Quais são os 3 níveis de agitação de um agitador pneumático para tinta?

Um agitador industrial pneumático para tinta possui três níveis de agitação:

  • Baixa rotação: O nível a baixa rotação ou “rotação suave”, pode ser caracterizado por um funcionamento menos intenso do equipamento;
  • Média rotação: Como o nome sugere, a média rotação utiliza apenas metade da potência do equipamento;
  • Alta rotação: A alta rotação ou “rotação violenta” utiliza a potência máxima do equipamento e deve ser utilizada para substâncias específicas que realmente demandem desse nível.

Cada substância deve ser utilizada no nível correto para que seja extraído o máximo valor do equipamento sem danificar as propriedades do material.

O que influencia na potência e dimensionamento do agitador pneumático?

Os modelos de agitadores pneumáticos para tintas normalmente são fabricados para cumprir um papel específico, isso significa que a finalidade do equipamento influenciará diretamente em suas características.

O tipo de líquido que será agitado — sua densidade e viscosidade —, normalmente ditam a potência que será exigida do misturador pneumático.

O dimensionamento também é determinado pelo tipo de produto que será agitado pelo equipamento.

Uma vez com o produto estabelecido, configurações do agitador automático como comprimento da haste, diâmetro das hélices, faixas de potência, rotação e o tamanho do tanque — que varia entre 1 a 200 L —, são definidos.

Agitador pneumático

Quais são os tipos de motor de agitador pneumático para tinta?

O agitador pneumático para tintas possui três variações de motores que se diferenciam no desempenho geral.

Motores a ar de palhetas rotativas: Esse motor é o que possui o menor custo inicial. O equipamento possui uma maior durabilidade que os demais motores e faz com que os misturadores pneumáticos funcionem de forma mais eficiente em velocidades médias e altas.

Motores a ar de pistão radial: Esse motor é indicado para fabricantes com orçamento moderado. Os motores a ar de pistão radial consomem cerca de 30% a 50% menos ar que os motores a ar de palhetas rotativas e funcionam de forma mais eficiente em velocidades baixas e médias.

Motores de agitadores elétricos: Esses motores são facilmente em salas modernizadas  de mistura de pinturas industriais. Esses equipamentos são mais eficientes que os agitadores pneumáticos para tintas e são mais silenciosos que os demais motores. 

Quais as características de um agitador ou misturador pneumático para tintas?

Como citado anteriormente, esse equipamento normalmente é fabricado para funções específicas, por conta disso, os misturadores podem ser bem diversificados entre si.

Um agitador pneumático rotativo para tintas, por exemplo, pode ser instalado em diferentes reservatórios, tais como: tambor; balde; container; IBC e tanque.

O equipamento possui uma haste e hélices que podem ser fabricadas de aço inox ou de aço carbono revestido em polipropileno. Por fim, cada misturador possui um motor com potência e durabilidade específicas para o tipo de material agitado.

Como um agitador pneumático para tinta pode reduzir custos de operações de acabamento?

Um misturador automático garante um trabalho eficiente e rápido sem comprometer a qualidade do trabalho. Através desse equipamento, é possível alcançar um acabamento adequado com menor utilização de recursos.

Onde encontrar agitador pneumático de qualidade?

Escolher o agitador pneumático para tinta correto é de suma importância para garantir, não apenas um melhor serviço, mas também manter a segurança durante o trabalho.

Existem diversos modelos diferentes de misturadores automáticos de qualidade no mercado, mas o que vai determinar um bom proveito do equipamento é a compatibilidade do mesmo com o seu projeto.

Por conta disso, nós da Tornado utilizamos nossa vasta experiência no ramo da tinturaria para ajudar centenas de clientes a escolherem os equipamentos adequados, com a maior qualidade.

Estamos desde 1988 utilizando tecnologia internacional para oferecer os melhores equipamentos e garantir uma maior eficiência para o seu tipo de negócio.

Conclusão

Os agitadores pneumáticos para tintas são essenciais em indústrias de tintas. Esses equipamentos garantem que o trabalho com substâncias líquidas, viscosas ou não, seja feito de forma segura e prática, com menor risco de incêndio e pouco aquecimento.

Investir nesse equipamento é a melhor forma de aumentar a segurança no ambiente de trabalho, sem prejudicar a eficiência do processo.

Leia também “Tanque de pintura industrial: entenda o que é e seus benefícios

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress